domingo, 18 de março de 2012

REQUISITOS PARA SER UM EMBAIXADOR DE CRISTO

     
 2ª Cor. 5: 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.  Através  deste versículo da Bíblia sagrada,  quero falar um pouquinho do grande amor e misericórdia de Deus
.... Embaixadores....  A forma verbal é aqui usada, a qual significa “ ser enviado como embaixador “ , “ ir como representante “, e isso em prol de um governante ou oficial de alguma sorte . A forma verbal se encontra somente nesta passagem ( 5:20 ) e em Ef. 6: 20 pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. A forma nominal, que se faz nomeando; em que se declara o nome do portador ou possuidor, é usada em Lc. 14: 32 De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz. E  Lc. 19: 14 Mas os seus concidadãos aborreciam-no e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. E nesta ultima passagem tal palavra pode ser traduzido por “ mensagem “ . A  raiz  dessa  palavra, no grego,  é  “ ancião” , talvez devido o fato que a maioria dos embaixadores  se compunha de homens idosos. A palavra aqui usada é aquela que designava o legado de um imperador, o que empresta prestígio ao emprego dessa palavra aqui, como designação dos mensageiros especiais de Cristo. Paulo, pois, era o portador da mensagem do grande Rei, o Senhor Jesus Cristo, sendo, ao mesmo tempo, um representante comissionado do Senhor. E todos os crentes, de certa maneira, compartilham desse ofício; todavia, Paulo era um Apóstolo, o que quer dizer que, era um embaixador especial e elevado de Jesus Cristo.
       Qual a tarefa de um embaixador?
      1º Um embaixador é um construtor de pontes. Em sua missão ele deve representar um poder elevado, e então leva aqueles a quem é enviado a agirem favoravelmente para com aquele que o enviou. Em sentido espiritual, deve o embaixador levar os homens a compreenderem a sua necessidade da benevolência daquele que o enviou, e, portanto, se reconciliarem com ele, portanto serão contados como inimigos, enquanto essa reconciliação não for efetuada.
       2º Um embaixador é comissionado como representante daquele que o ínvia, pelo que também deve ser  um reflexo do mesmo, conhecendo e transmitindo o seu desejo, e tendo cuidado com a sua conduta, para que não lance uma luz adversa sobre o caráter de seu enviador.  Reflexo é o mesmo que imitador, por isso o próprio Paulo quando escreveu aos santos que estavam em Efésios, disse, Efe. 5: 1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
        3º Um embaixador tem uma grande responsabilidade, que esta na obrigação de cumprir.
        4º Um embaixador também está investido de uma elevada honra, que ele esta na obrigação de respeitar, em toda sua conduta, e maneira de falar.
        5º Um embaixador não pode envolver-se nos atos errados e desviados daqueles para quem é enviado; antes, compete-lhe manter os elevados padrões de conduta daquele que tem o enviado. Por conseguinte, o embaixador cristão deve ser uma pessoa distinta, respeitosa, e deve permanecer como tal.
         6º Um embaixador deve ser habilidoso para conciliar, possuidor de um espírito diplomático, porquanto é realmente um diplomata, deve saber como conquistar os homens para o ponto de vista do seu enviador. Não pode ser uma pessoa crua, grossa e ofensiva, atitudes essas, que mais afastam, que conciliam.
         7º Um embaixador tem uma mensagem a anunciar, bem como certa norma de conduta a por em efeito, alem de uma causa que ele representa. É mister que o embaixador cristão desenvolva certa habilidades para realizar seu trabalho. Deve aprender como “expor” a sua mensagem, e deve, antes de tudo, estar pessoalmente convicto de sua veracidade e vitalidade
         8º Em um sentido espiritual, um embaixador cristão deve caracterizar-se pelo amor, pelo altruísmo e pela paciência, deve ser capaz de sofrer afrontas, persuadindo os homens a passarem para seu lado, embora sejam seus inimigos naturais. Também deve mostrar-se paciente para com a cegueira humana, para com a pequenez dos homens, sem jamais rebaixar-se a posição deles. 
          Em tudo isso, pois, o embaixador cristão deve ser semelhante ao grande Rei que o enviou. Suportando as contradições dos pecadores. Não sofrera dano por ser homem de erudição. Até o ponto que suas circunstâncias lhe permitem; mas, acima de tudo, deve conhecer com grande intimidade ao seu Rei.
          Paulo enfatiza aqui sua elevada posição de embaixador de Cristo, usando a mesma palavra que designaria os representantes do imperador Romano. A sua dignidade repousava  sobre o fato que o seu chamamento era Divino, e não humano, algo que nem mesmo um embaixador Romano poderia afirmar sobre si. Ver 1º Cor. 1: 1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes, ver também 2º 1:1 e Gal. 1:16.
           O embaixador, antes de agir, recebe comissão da autoridade que representa. Um embaixador enquanto age, atua não somente como um agente, mais  igualmente como  representante do seu soberano. Finalmente, o dever de um embaixador consiste não meramente de transmitir uma mensagem definida ou de agir segundo certa norma de conduta; mas esta na obrigação de esperar por oportunidades, a fim de que possa apresentar a sua mensagem aos ouvintes em sua forma mais atrativa.
. .......Como se Deus exortasse por nosso intermédio..... Deus apela aos homens, o que é um fato extremamente significativo; e isso somente por motivo de seu amor condescendente, conforme sabemos que o Senhor possui, Jo. 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
. ........Em nome de Cristo....... Literalmente  traduzida,  esta frase diria, ”  em favor de Cristo” , em seu lugar, falando em lugar dele. É em favor de Cristo, porque Jesus foi o grande embaixador, e aquele trabalho é seu. Também é em favor de Cristo por causa do seu interesse que os homens venham a ele, porquanto grande é o seu amor e grande é a gloria que ele outorga aos homens, Rm. 8: 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. A gloria e os benefícios são recíprocos, conforme esse versículo o mostram.
. .......Rogamos que vos reconcilieis com Deus..... No original grego  ....rogamos.... é traduzido  da palavra “deomai” que significa “implorar” uma palavra forte de condescendência. Não são muitos os embaixadores que se humilham até esse ponto, mas os verdadeiros embaixadores de Cristo, devido ao seu amor pelas almas, e desejando dar-lhes o conhecimento da vida eterna, devem fazer os apelos mais pungentes, a exortações mais vigorosas. A reconciliação é o alvo, e da reconciliação se origina a vida eterna. A promessa de algo mais significante, mais elevada e mais duradoura que qualquer soberano desse mundo, poderia apresentar  aqueles a quem envie um embaixador.
          Que condescendência sem paralelo, que ternas misericórdias Divinas se refletem neste versículo.
         Deus, o ofendido altíssimo Deus, envia embaixadores aos rebeldes.
         Não imagineis que somos nós que estamos vos rogando; É o próprio Cristo quem vos roga, é o próprio Pai que pleiteia junto a vós, por nosso intermédio. O que pode ser comparado com tal amor?
         Deus enviou seu filho unigênito Jesus Cristo Jo. 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Como um embaixador para nos salvar, sejamos nós também um verdadeiro embaixador de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
                Deus continue sempre te abençoando, Paz do Senhor.

3 comentários:

  1. Irmão Carlos,

    Ser embaixador de Cristo realmente requer muita disciplina e obediencia, poi, Deus nos privilegiou com grande chamamento, por isso devemos sem ressalvas ama-lo e bem represent~-lo diante dos homens.

    Grande Abraço
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. que benção!estava procurando algo sobre embaixadores de cristo para apresentar para as crianças da ig onde congrego,pois vamos montar uma maket,para ilustrar o embaixador de Cristo aqui na Terra.Está completa esta palavra,que lindo!!!Que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito inspirador esse texto, que Deus continue te iluminando. Amém

    ResponderExcluir