domingo, 11 de março de 2012

ESTAS COM MEDO? NÃO FIQUE, JESUS OROU POR VOCÊ

    
     Eu fui impulsionado pelo Espírito Santo para falar deste tão importante versículo da Bíblia Sagrada, e quero compartilhar com todos os leitores desse blog       Jo. 17, 20 Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;      O autor não criou uma nova forma literária  quando registrou essa notável oração de Cristo, embora tenha ultrapassado a toda e qualquer outra literatura no que diz respeito à exaltação de expressões; e é exatamente por esse motivo que essa oração sumo sacerdotal de Jesus ocupa uma posição tão singular na literatura mundial. Se o evangelho de João não contasse com qualquer outro sinal distintivo, além desta extraordinária secção, bastaria este capitulo para assegurar-lhe um lugar garantido entre as maiores e mais  profundas peças literais de todos os tempos.
     O material dessa extraordinária oração de Jesus se divide muito naturalmente em três secção
     1º Cristo ora pela sua própria glorificação
Jo 17 5 E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
     2º Cristo ora em favor de seus discípulos especiais, sobretudo para que fossem preservados na graça Divina
Jo 17. 6-9. 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.    
     3º Cristo ora em prol da Igreja universal, que resultaria dos labores dos seus discípulos especiais (apóstolos) Jo 17 20 Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;     Neste ponto chegamos a terceira divisão principal desta oração sumo sacerdotal do Senhor Jesus, Cristo ora em favor da comunidade inteira da Igreja Cristã, a saber, aqueles que seriam recolhidos neste mundo, para o Reino de Deus, durante todo o tempo.Jo 17,24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo
     Segue-se então a conclusão, que reitera o tema do amor mútuo na família Divina, afirmando o desejo de que esse amor florescesse na comunhão mística que os discípulos autênticos têm com a pessoa de Cristo, e, portanto, com o Pai
Jo 17 25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.     Este versículo, pois, entende-se que tudo quanto Cristo orou em beneficio dos apóstolos deve ser visto como pedido que se aplicam  a todos os crentes. Mas a isso o Senhor acrescentou  algumas outras solicitações específicas. As solicitações em favor dos crentes, em sua inteireza, foram as seguintes:
     1º A unidade dos crentes
vss. 21 para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. O repete solicitação idêntica feite em favor dos apóstolos como se ve no décimo primeiro versículo desse mesmo capitulo
     2º Que através dessa unidade-  a  comunhão  mística  que evidenciaria a piedade desses crentes - o mundo fosse levado a ter confiança em Cristo, reconhecendo a sua missão Divina,  segundo lhe fora conferido por Deus e Pai
vss.21 para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste
     3º Que a glória Divina também lhes fosse propiciada e estivesse neles vss.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.  Essa foi a glória que Cristo pediu para si mesmo em oração ( ver vss 5 )      4º Cristo orou , por igual modo, que se manifestasse nos crentes em geral a perfeição apropriada, mediante a unidade perfeita de um para com os outros e também  com Deus Pai  e com Deus Filho vss. 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.      5º Finalmente, aparece o grande pedido de Cristo,  de que todos os seus seguidores estivessem em sua companhia, nos lugares celestiais; e, em especial, que contemplassem apropriadamente a glória de Cristo, como participantes dessa glória, e não como meros espectadores.
     O presente versículo vinte, assegura-nos que tudo quanto Cristo orou em favor de seus discípulos, aplica-se, aos crentes de todos os séculos.
     Esse grupo completo dos crentes viria a existência mediante a palavra de Deus, isto é, a pregação da mensagem dos apóstolos; E o Senhor Jesus ja antevia o sucesso dessa gigantesca tarefa. Dessa maneira , pois, é que o filho trouxe a palavra de Deus aos homens
vss. 8 porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.     Jesus Cristo, com uma bela e magnífica oração, reuniu numa unica grande comunidade todos os crentes de todos os séculos. você oraria por alguém que vai nascer a dezenas ou centenas de anos? mais Jesus orou por você. Coragem e siga em frente.
     Por isso meus queridos irmãos, posso dizer com certeza, que fiquem tranquilos, não se desespere, se você não sabia, ou se nunca havia percebido, agora ao ler esse comentário, você já sabe que, Jesus orou por você. Deus o abençoe muitíssimo.
                                                          
Até a próxima

Um comentário:

  1. Pb. Carlos

    Deus é Fiel e sempre será, continue nesta sua força.Amem

    Pb. Marcos

    ResponderExcluir