segunda-feira, 5 de março de 2012

REGOZIJAI-VOS,(....), OUTRA VEZ. VOS DIGO: REGOZIJAI-VOS



                                               
     Pode-se observar que quase todas as epistolas Paulina terminam com uma secção de conselhos práticos, de misturas com saudações e noticias pessoais, e essa é a característica da secção que temos agora a nossa frente.Tendo dito e deixado entendido algumas coisas mais duras contra seus oponentes, sobretudo contra os legalistas, que queria arruinar a sua influência apostólica no seio da Igreja gentílica, tentando tornar despresível a doutrina de Cristo, conforme ele a entendia, Paulo agora fala nos termos mais cativante  posiveis, mostrando, que ele não tinha ressentimentos, por ser o Pastor deles, mas apenas estava enteressado no bem-estar espiritual deles. Portanto, vimos aqui que, ele lhes mostra aqui quais são os seus sentimentos pessoais; mas, ao mesmo tempo, procura fazer algumas admoestações finais.
      Paulo inicia este cap. de Filipenses de maneira cativante, recomendando, que a reconciliação, era e é muito importante na vida cristã, a alegria seje notoria, assim como o vosso espirito paciente.
      Paulo diz: "Em face desse glorioso futuro, meus amados irmãos, permanecei firmes no senhor. Soube que Evódia e Sintique estão em desacordo, rogo a elas que se reconsiliem, e imploro-te, Sinzigo, cujo o nome é tão bem aplicado, que uses tua influência neste sentido; pois essas mulheres, foram minhas auxiliares no trabalho do evangelho, juntamente com Clemente e outros obreiros fiéis; Regozijai-vos sempre no senhor, outra vez, vos digo; Regozijai-vos. Que todos os homens vejam o vosso espirito paciente; e em caso algum fiqueis ansiosos, pois o senhor esta perto. Entregai toda a questão a Deus, em oração, e orai sempre com coração grato; e a paz de Deus, a qual é melhor que qualquer esquema humano, pode elevar-vos acima da dúvida e do temor, guardando os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Finalmente, meus irmãos, dai valor a tudo quanto é venerável, justo, puro, amável e de boa fama - em suma, a qualquer virtude que exista, e tudo quanto é digno de louvor. Praticai o que tendes aprendido de mim, e o Deus da paz será convosco."
      Na sequência desse comentário, podemos notar aqui, mais um lindo ensino de Paulo, ele ensina que a alegria é um dos aspectos do Fruto do Espirito Santo Gl. 5.22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. É bom saber que, uma criatura ou individuo que aceita Jesus e confessa-o como salvador recebe o Espirito Santo em si, tornando-se o templo do Espirito Jo 20.22 E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.A partir daí, o Fruto do Espirito é gerado de dentro para fora do novo convertido.
    Morando o Espirito Santo em nossas vidas e, gerando fruto,entende-se aqui, que mesmo em dificuldade o cristão regozija-se no Senhor.
    Por conseguinte trata-se de uma qualidade espiritual, como subproduto do desenvolvimento do crente em sua vida espiritual, portanto, temos aqui um chamamento não apenas para o regozijo, mas também para o desenvolvimento espiritual superior, o que nos conferi confiança, alegria e senso de bem-estart, a despeito de nossas circunstâncias externas. A alegria é uma nota chave dessa epistola
      (...) Sempre (...) há aqui um olhar para o futuro, quando as tribulações se tornavam muito severas.
      (...) outra vez vos digo (...) Pode-se compreender totalmente e facilmente que a alegria do crente difere da do mundo, a qual é ilusória, frágil e apagada, Cristo chega mesmo a reputá-la maldita, em Lc. 6.25 Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome! Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis! Portanto, só é alegria autêntica, aquela alegria em Deus, que nunca nos pode ser tirada.
Paulo duplica a sua recomendação para tirar ocasião ao escrúpulo daqueles que poderiam dizer: Como nos alegraremos nas aflições?
      Tornamos isso notável, quando lembramos que Paulo, ao escrever ou ditar esta epistola, estava acorrentado junto ao soldado romano, mesmo que assim não fosse, era prisioneiro sob vigilância constante de uma sentinela que jamais o abandonava.
O próprio Paulo falou aos romanos, quem nos separara do amor de Cristo? Rm. 8.35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?       Que nós nunca perdemos a alegria da salvação, e mesmo em dificuldade e em momento de angústia, possamos regozijar. Paulo escreveu: Regozijai-vos sempre no senhor, neste momento Paulo para e medita, alguém pode dizer, "como vou regozijar com tantos problemas e dificuldades, preseguições, até você, Paulo, está na prisão". Então Paulo repete - Outra vez vos digo, regozijai-vos. Paulo nos ensina a regozijar sempre no Senhor independentemente da sua situação.Que  um dia possamos falar como Paulo falou. 2º Tm 4,7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

                                   DEUS OS ABENÇÕE - AMÉM

Um comentário:

  1. Irmão Carlos

    Carlos continue sendo este vaso de bençãos nas mãos do todo Poderoso.

    Marcos G.

    ResponderExcluir