domingo, 4 de março de 2012

A ceia do Senhor no principio

Baseado no livro de Atos cap. 2,46  E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, posso afirmar que a Igreja cristã primitiva cumpria esta ordennça com muita alegria e singeleza de coração
....O partir do pão de casa em casa. Vimos aqui a observância da ceia do Senhor, posto que sob forma diferente daquela que veio a ser praticada mais tarde. É claro aqui que originalmente essa ordenança estava vinculada a refeição vespertina e cada vez que se reclinavam para participar da mesma ( como também de outras refeições) provavelmente, partiam o pão e observavam o rito simples da ceia do Senhor. Mais tarde isso passou a ser feito nas suas congregações, talvez de maneira um tanto mais formal, no primeiro dia de cada semana, como memorial da ressurreição e da promessa do segundo advento de Jesus Cristo, bem como ato de ação de graça pela obra expiatória de Jesus, o Cristo, o pão da vida. AT 20.7 No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite.

UNIFICADOR . A ordenança da ceia do Senhor,, servia de elemento unificador na vida da igreja cristã primitiva, visto que todos os crentes se uniam em torno da comemoração da morte,da ressurreição e da vinda do mesmo Senhor.
Quando se uniam para ceia, comemoravam sua importância no passado, pois relembravam a morte de Cristo no calvario. Lc.22.19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim. para redimir os crentes do pecado e da condenação. Atravez da ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós a morte salvivica de Cristo e seu significado redentor para nossa vida.
Quando se uniam para a ceia do Senhor, comemoravam sua importancia no presente, a ceia do Senhor é um ato de comunhão com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrifícial e, ao mesmo tempo , comunhão com os demais membros do corpo de Cristo, 1º cor.10.16 Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. Nessa ceia do Senhor ressurreto, ele como anfitrião, faz-se presente de modo especial, pois ele ressucitou e esta no nosso meio. Lc.24,35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão. Mt 18,20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Quando se uniam para a ceia do Senhor, comemoravam também sua importância no futuro, crendo com alegria e singeleza de coração que a ceia do Senhor era um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete  messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor. Mt 8, 11 Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus; Também antevê a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo,Ap 22,20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! Jo,14,3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.Isto lhes servia de fonte originária para todas as suas expectações espirituais.Essa é uma das notaveis características da comunidade cristã primitiva, que esta parte do livro de atos deixa bem visivel para nóis.

a unidade dos crentes primitivos
Os crentes comiam juntos, em grande alegria, porquanto  suas vidas haviam assumido um novo propósito e destino, faziam isso com Jesus como Senhor, enriquecendo suas vidas, note-se como cristo se tornou o centro de toda a vida dos crentes; e sem dúvida isso é o segredo de sua intensa devoção. Os crentes agiam em simplicidade de coração, e a simplicidade é uma das qualidades da pureza. A proporção em que vamos perdendo nossa pureza de vida, começamos a ficar complexos, pois então temos muitos dominadores, perdendo a pureza começa-se perder o foco da importancia da ceia do Senhor, a alegria e singeleza.
Aqueles que tem apenas o Senhor, podem servir a ele exclusivamente, os seus corações são simples,e não complexos.
O significado literal dessa palavra "SINGELEZA" era a idéia da suavidade do solo, sem pedras, dai passou a significar, igualdade e unidade de carater. Tal unidade de carater podia ser demonstrada pelo amor mutuo, pela pureza, pela devoção intensa, sem mistura ao senhor Jesus, portanto se consagravam supremamente a ele, "JESUS" de tal modo que nenhuma "pedra" do ego, do pecado estavam misturado com a igualdade deles, com seu carater singular.
O Senhor Jesus ensinou-nos que o nosso "olho"deve ser simples ou singelo, isto é, sem complicações, dedicado excusivamente aquilo que é santo e puro, bem como recomendável Mt 6,22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
Vimos que devemos seguir o exemplo da igreja primitiva, pois comemoravam a santa ceia do Senhor com alegria e singeleza de coração.Devemos nos consagrar totalmente ao Senhor Jesus, para que posamos dizer como disse o Apostolo Paulo aos Galatas Gl 2,20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
Percebe-se hoje que ha muitos cristãos complexos e são facilmente dominado,alguns trocam a santa ceia do Senhor por pratos insignificantes de lentilhas,festas,etc...outros entram e saem do templo ignorando a mesa preparada, e sobre a mesa um grande e sublime memorial. Este é um momento  de estar muito alegre e sigelo de coração, puro sem mistura alguma, sem pedra alguma e unidos com Cristo Jesus e nossos queridos irmãos na fé. Deus Abençoe. JESUS TE AMA

Um comentário:

  1. Irmão Carlos

    A Paz do Senhor Jesus, gostei muito das suas colocações abordando este assunto permaneça desse jeito, pois Deus irá abencoar muito.

    Marcos

    ResponderExcluir