Baseado no livro de Atos cap. 2,46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, posso afirmar que a Igreja cristã primitiva cumpria esta ordennça com muita alegria e singeleza de coração
....O partir do pão de casa em casa. Vimos aqui a observância da ceia do Senhor, posto que sob forma diferente daquela que veio a ser praticada mais tarde. É claro aqui que originalmente essa ordenança estava vinculada a refeição vespertina e cada vez que se reclinavam para participar da mesma ( como também de outras refeições) provavelmente, partiam o pão e observavam o rito simples da ceia do Senhor. Mais tarde isso passou a ser feito nas suas congregações, talvez de maneira um tanto mais formal, no primeiro dia de cada semana, como memorial da ressurreição e da promessa do segundo advento de Jesus Cristo, bem como ato de ação de graça pela obra expiatória de Jesus, o Cristo, o pão da vida. AT 20.7 No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite.
UNIFICADOR . A ordenança da ceia do Senhor,, servia de elemento unificador na vida da igreja cristã primitiva, visto que todos os crentes se uniam em torno da comemoração da morte,da ressurreição e da vinda do mesmo Senhor.
Quando se uniam para ceia, comemoravam sua importância no passado, pois relembravam a morte de Cristo no calvario. Lc.22.19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim. para redimir os crentes do pecado e da condenação. Atravez da ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós a morte salvivica de Cristo e seu significado redentor para nossa vida.
Quando se uniam para a ceia do Senhor, comemoravam sua importancia no presente, a ceia do Senhor é um ato de comunhão com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrifícial e, ao mesmo tempo , comunhão com os demais membros do corpo de Cristo, 1º cor.10.16 Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. Nessa ceia do Senhor ressurreto, ele como anfitrião, faz-se presente de modo especial, pois ele ressucitou e esta no nosso meio. Lc.24,35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão. Mt 18,20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Quando se uniam para a ceia do Senhor, comemoravam também sua importância no futuro, crendo com alegria e singeleza de coração que a ceia do Senhor era um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor. Mt 8, 11 Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus; Também antevê a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo,Ap 22,20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! Jo,14,3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.Isto lhes servia de fonte originária para todas as suas expectações espirituais.Essa é uma das notaveis características da comunidade cristã primitiva, que esta parte do livro de atos deixa bem visivel para nóis.
a unidade dos crentes primitivos
Os crentes comiam juntos, em grande alegria, porquanto suas vidas haviam assumido um novo propósito e destino, faziam isso com Jesus como Senhor, enriquecendo suas vidas, note-se como cristo se tornou o centro de toda a vida dos crentes; e sem dúvida isso é o segredo de sua intensa devoção. Os crentes agiam em simplicidade de coração, e a simplicidade é uma das qualidades da pureza. A proporção em que vamos perdendo nossa pureza de vida, começamos a ficar complexos, pois então temos muitos dominadores, perdendo a pureza começa-se perder o foco da importancia da ceia do Senhor, a alegria e singeleza.
Aqueles que tem apenas o Senhor, podem servir a ele exclusivamente, os seus corações são simples,e não complexos.
O significado literal dessa palavra "SINGELEZA" era a idéia da suavidade do solo, sem pedras, dai passou a significar, igualdade e unidade de carater. Tal unidade de carater podia ser demonstrada pelo amor mutuo, pela pureza, pela devoção intensa, sem mistura ao senhor Jesus, portanto se consagravam supremamente a ele, "JESUS" de tal modo que nenhuma "pedra" do ego, do pecado estavam misturado com a igualdade deles, com seu carater singular.
O Senhor Jesus ensinou-nos que o nosso "olho"deve ser simples ou singelo, isto é, sem complicações, dedicado excusivamente aquilo que é santo e puro, bem como recomendável Mt 6,22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
Vimos que devemos seguir o exemplo da igreja primitiva, pois comemoravam a santa ceia do Senhor com alegria e singeleza de coração.Devemos nos consagrar totalmente ao Senhor Jesus, para que posamos dizer como disse o Apostolo Paulo aos Galatas Gl 2,20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
Percebe-se hoje que ha muitos cristãos complexos e são facilmente dominado,alguns trocam a santa ceia do Senhor por pratos insignificantes de lentilhas,festas,etc...outros entram e saem do templo ignorando a mesa preparada, e sobre a mesa um grande e sublime memorial. Este é um momento de estar muito alegre e sigelo de coração, puro sem mistura alguma, sem pedra alguma e unidos com Cristo Jesus e nossos queridos irmãos na fé. Deus Abençoe. JESUS TE AMA
Irmão Carlos
ResponderExcluirA Paz do Senhor Jesus, gostei muito das suas colocações abordando este assunto permaneça desse jeito, pois Deus irá abencoar muito.
Marcos