domingo, 10 de outubro de 2021

 Como devemos orar?

      





Mateus 6:9   Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

     Olá meus queridos irmão e amigos,

     Quero compartilhar um pouco deste assunto que considero tão importante nos dias atuais. Nesta parte do sermão da montanha onde Jesus ensina que quando ajudarmos as pessoas necessitadas, sendo com esmolas, obras de caridade ou ofertas, que não seja para mostrar orgulhosamente sua superioridade, pois isso tem afetado muitos nos dias de hoje assim como nos tempos de Jesus Cristo, ao ponto que Jesus viu a grande necessidade deste ensinamento. Não podemos esquecer uma grande realidade que poucos ainda acreditam, Jesus conhece você e sabe das tuas obras, se tua obra de caridade ou de esmolas e ofertas forem para impressionar quem esta a sua volta, você já esta recebendo seu galardão através de elogios dos homens; Mateus 6:2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 

Observe ainda o que aconteceu nesse episódio de MC:

MC 12: 1 Jesus viu algumas pessoas ricas colocando dinheiro como oferta na caixa de contribuições do templo. Viu também uma viúva bastante pobre colocando lá duas moedas de pouco valor. Então, disse:—Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre deu mais do que todos. Pois todas as outras pessoas fizeram as suas ofertas dando do dinheiro que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver. Mas se for com o coração sincero de forma altruísta seu galardão estará a sua espera.

       Entretanto, uma parte deste sermão me chamou muita a atenção: a oração!

Jesus não perguntou a eles se sabiam orar, Jesus simplesmente falou: “orai-vós deste modo” sabemos que o povo judaico tinha o costume de orar três vezes ao dia, as chamadas (Amidá) dezoito petições feitas nas orações dos judeus piedosos, e essas orações eram muito mais longas, porém, nas orações de certos judeus Jesus também via hipocrisia; Mateus 6:5  E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

     
De certo modo, havia também muitas orações repetitivas, robotizadas, sem vida, como acontece hoje em dia em algumas denominações. Orações repetitivas se tornam mortas, uma vez gravadas na mentem das pessoas. Elas falam mesmo sem saber o verdadeiro significado, se tornando vãs repetições. Mateus 6:7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

    Outra coisa muito importante que Jesus nos ensina é onde devemos orar. Aqui começa o grande segredo, e consequentemente a entender a oração, também saber o que estamos falando e pra quem estamos orando. Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

   Bom, vamos começar:

“Pai nosso que estás no céu” Essa é a verdadeira base da oração, o verdadeiro Deus aqui tem que ser grandemente exaltado, e claramente referido como meu pai e pai de todos. Ele é pai dos Judeus e de todas as nações, Ele é Deus dos céus e da terra, e Paulo falou mais; Efésios 3:14,15 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, então antes de tudo glorifique o Deus Pai, a Ele seja dada toda Glória e todo louvor.

“Santificado seja o teu nome” Isso quer dizer que Jeová seja venerado  ou honrado, aqui está em foco à honra de Deus entre os homens, que sejam reconhecidas a sua  bondade e santidade entre os homens, pois os verdadeiros servos de Deus observam suas palavras e as praticam, sendo assim visto por muitos como verdadeiros servos do Deus vivo e consequentemente o nome de Jeová é santificado em sua vida.

“Faça-se a tua vontade assim na terra como no céu” Em nossas orações Jesus faz questão de  lembrar-nos de sempre desejarmos que a vontade de Deus seja feita na terra assim como é no céu. No céu tudo e todos glorificam ao Senhor e o nosso dever e desejo é que aqui na terra também seja igual, tudo e todos Glorificando e exaltando o nome de Jeová. Para isso devemos continuar a aprender, viver e praticar a palavra e ensinar corretamente a salvação de Deus para toda humanidade.

     Agora depois de exaltar o Pai, vamos para a parte de petição e intercessão;

“O pão nosso de cada dia nos daí hoje” Da mesma forma que Deus supria a fome do povo judeu no deserto com apenas o mana de cada dia, Gn 16: Senhor Deus disse a Moisés:  Agora eu vou fazer chover do céu pão para vocês. E o povo deverá sair, e cada um deverá juntar uma porção que dê para um dia. Assim eu os porei à prova para saber se eles vão obedecer às minhas ordens.

 Jesus também ensina aqui como se deve pedir o pão de cada dia, isso não significa que Deus não possa te acrescentar muito mais, porém nosso coração quando está voltado para as coisas celestiais, não cobiça as coisas terrenas, ou em manter seu celeiro cheio, exatamente porque confia em Deus. Quando se busca o Reino de Deus e sua justiça as demais coisas lhe serão acrescentadas. Mateus 6:33   Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

“E perdoe-nos nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” Esta quinta petição trata-se do nosso dever moral para com Deus, a palavra no grego clássico, visava às dívidas no sentido literal, e a mesma palavra é aqui usada para indicar as dívidas morais e a necessidade que temos do perdão de Deus e da dependência da sua misericórdia. O homem nada tem para pagar a Deus em troca do perdão e, assim sendo, deve depender do perdão gratuito de Deus, portanto o homem não depende de si mesmo, mas de Deus. Observe a palavra de Jesus: ”perdoe-nos nossas dividas assim como nós temos perdoado nossos devedores”  é nossa obrigação como servo e devedores a Deus, perdoar nossos devedores gratuitamente para que também possamos receber o perdão. Quando pedirmos perdão a Deus, já temos o coração sem mágoas, porque já temos perdoado nossos devedores.

“E não deixei cair em tentação; mas livrai-nos do mal  A sexta petição. Nesse mundo em muitas ocasiões somos tentados, o próprio Jesus filho de Deus foi tentado. As tentações para os servos de Jeová podem vir em forma de teste, provas, por isso Jesus nos ensina a orar assim, para que não caímos em tentação e sim que nos livre desse mal. Por outro lado, a falta de oração leva o homem a se distanciar da palavra e conseqüentemente de Deus, sendo presa fácil das tentações. Por isso devemos permanecer firmes e seguir com muita consciência e sabedoria a oração que Jesus nos ensinou.  Oração essa que desafia a nossa inteligência e, no entanto é nossa salvação, ela é breve, esta oração devido a sua franqueza, penetra na mente e é facilmente memorizada. Ela é simples mas, estadistas e homens de rua, filósofos e homens rústicos, homens velhos e novos se reúnem em volta dela!

Um grande abraço e paz do Senhor, até a próxima!   


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Unknown, Muito obrigado meu irmão, Glória a Deus, mas obrigado pelo comentário. Um abraço!

      Excluir