quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEM SANTIFICAÇÃO NÃO CONSEGUIREMOS VER Á DEUS!


Hb. 12.14     Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá Senhor.

     A paz é uma qualidade espiritual,  um dos aspectos do fruto do espírito, que então se faz parte da expressão das virtudes de um crente (ver Gl. 5:22). A paz consiste da harmonia com Deus, acima de tudo, mediante a reconciliação e a justificação; e então haverá harmonia na igreja, como consequência disso.
     Para que se viva em paz é mister o discernimento imaginativo do amor. Sem esse amor, a igreja deixa de ser igreja. A pior de todas as heresias é o ódio. O teste exposto por Jesus é simples: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13.35). Contudo sem a santificação do crente este amor se degenera. Por isso na igreja, devemos nos esforçar para obter “santidade”. (purificação, santificação) Sem a qual ninguém verá o Senhor.
.....Santificação... Está em foco aqui a feitura de um homem realmente santo, pelo poder do Espírito Santo. Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus e ser semelhante a Ele, e, de todo o coração buscar sua presença, sua justiça e sua comunhão, acima de todas as coisas a santidade é a prioridade de Deus para seus seguidores. “Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.(Ef. 4:21-24).
Porque há escândalo nas igrejas?
A santificação não pode ser confundida com a mera reabilitação moral externa
* Não é raro que pessoas que levaram uma vida imoral mudem toda sua forma de viver. Tornam-se extremamente corretas em sua conduta: moderadas, puras, honradas e benevolentes. Esta é uma grande mudança, digna de elogio, gabo, louvor. Isso é imensamente benéfica para aquele que experimenta e para todos aqueles com quem se relaciona. Pode ser produzida por diferentes causas, pela força da consciência, e por uma consideração da autoridade de Deus e um temor por sua reprovação, ou em consideração da boa opinião ou conselho dos homens, ou pelo mero vigor de uma consideração iluminada por seus próprios interesses. Mas seja qual for a causa imediata dessa reabilitação ela fica muito distante da santificação. As duas coisas diferem tanto em natureza, como um coração limpo de um vestido limpo. Esta reabilitação exterior pode deixar sem mudanças o caráter interior do homem aos olhos de Deus,  e este homem está correndo um grande risco de recair, e por conseguinte, escandalizar. Veja o que diz o vv. “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar”.( MT. 18:6 ). Por isso a aparência externa não nos mostra a verdadeira santidade de um a pessoa. Ela pode parecer santa aos nossos olhos, mas esta pode permanecer carente do amor de Deus, da fé em Cristo e de todo o exercício ou afeição santa. Deus conhece o homem no seu exterior e no seu interior. É necessário saber quais são  os elementos constituintes da santificação.
* A santificação é absolutamente necessária a salvação, no dizer deste versículo. ( Hb 12:14)
* Ela confirma e desenvolve a divina santidade, que nos fora imputada. “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas”( Rm. 3:21)
* Ela nos conduz a participação nas perfeições morais de Deus. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.(Ver Mt. 5:48)
* Ela é a realização da Trindade.  Do Pai. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. ( 1ª Tss 5:23) do Filho. “Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos”, ( Hb. 2:11) e do Espírito Santo. “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”; ( 1ª Cor. 1:30) O seu evangelho nos conduz a santificação. Por isso, meus amados irmãos, não se deixe enganar em vós mesmos, buscai a verdadeira santificação, sem a qual ninguém verá á Deus.


                                                                                          Deus abençoe, até a próxima