terça-feira, 15 de maio de 2012

Qual oferta que é recebida por Deus?


                                      foto extraída do o N.T. interpretado V.por V. de R.N.Champlin        

         Lc. 21.3." Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha".
        Começo esse comentário, falando do Mestre Jesus. Uma das provas dos Evangelhos do caráter messiânicos de Jesus foi a demonstração de conhecimento especial, isto é, conhecia e via, coisas que pessoas normais, em meios normais de observação não conseguem conferir, Jesus era grandemente desenvolvido, espiritualmente falando, e isso como homem, e é normalmente desse ponto de vista que deveríamos explicar seu conhecimento especial, pois Jesus veio a ser o Pioneiro do Caminho, e não só o próprio caminho, ele mostrou como nós devemos desenvolver espiritualmente. Quando estivermos prontos espiritualmente segundo o exemplo de Jesus, naturalmente subentende intuições e percepções espirituais. No caso de Jesus, o fato que seu conhecimento e percepção ultrapassam o que é normal, e isso era um sinal, entre tantos, da validade de suas reivindicações messiânicas.
      Segundo o relato, Marcos apresenta essa ocorrência como se tivesse acontecido logo após as diversas controvérsias entre Jesus e as autoridades religiosas, na area do templo, quando Jesus os denunciou em termos fortes.
      Jesus após a grande tensão das indagações e da controvérsia, relaxa por alguns minutos, Jesus assenta-se e descansa por alguns minutos e fica a observar a multidão que saia e entrava no templo durante aquele período festivo, de repente um simples ato, que pouquíssimos devem ter notado, chamou a atenção de Jesus e ele percebeu ali uma importante lição ética.
      Os ricos depositavam grandes quantias, mas depositar o que lhes sobrava era algo que nada lhes custava, Jesus observando com grande conhecimento e percepção preparava uma lição.
      O “dar” não-sacrificial tende por ser feito como espetáculo ou dever, e deixa mal gosto em nossa boca.
      O principio de amor deve governar todas as nossas ações, podemos depositar grandes e pequenas quantias na obra do Senhor; porém com o verdadeiro fruto do Espírito, ou seja, com o amor governando suas ações, caso contrário o seu “dar” é não sacrificial, não passara de espetáculo ou simples dever. Lembre-se, Jesus está nos observando.
      Jesus viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas, olhando no comentário de R. N. Champlin descobri que as duas moedas equivalem ao Lepton, a menor moeda judaica em circulação naquela época, feita de cobre ou de bronze, e que pouca valia, porém era tudo o que aquela viúva pobre tinha, ao depositar ali na arca do tesouro suas moedas ela ficara reduzida a mais absoluta pobreza. Deus julga de acordo com as intenções do coração, e com a pureza do dom e do serviço, e não em face do resultado  real da doação. Os homens podem ver tão somente a exibição externa, seja ela pura ou não, porém Jesus com seu grandioso conhecimento e poder, vê todas as coisas externamente e internamente. O que tem importância para Deus é o estado da alma e não a ostentação pública que geralmente acompanha tais atos de caridade.
        Jesus viu que todos davam o que lhes sobrava, mas esta viúva da sua pobreza deu todo o sustento que tinha; não é a quantia da doação que mostra ou expõe seu valor aos olhos de Deus, e sim a generosidade que importa em sacrifício, tudo quanto ela tinha para seu sustento: todo o dinheiro que ela possuía para adquirir a sua próxima refeição, ela depositou na arca do tesouro, provavelmente era o dinheiro não só de seu sustento como também de outras despesas diárias. Deus vê aqui uma oferta pura, o dar “sacrificial”.
        Encerramos aqui uma lição maravilhosa de Jesus a respeito de como Deus vê nossas contribuições, a oferta que damos, são avaliadas por Deus, não segundo o montante da contribuição, mas a quantidade e qualidade do sacrifício nela envolvida. Os ricos muitas vezes, contribuem do que lhes sobra, isso não lhes custa nenhum sacrifício, em contraste a oferta dada pela viúva custou-lhe tudo. Um grande sacrifício.

Deus abençoe.